O professor desse
segmento de ensino recebeu uma formação em Pedagogia. Ele não precisa de
licenciatura em Geografia, História, Ciências, Português, Matemática ou
qualquer outra disciplina curricular. Teria outra formação profissional e
atuaria no Ensino Fundamental II ou Médio. Teria outra profissão!
Os objetivos do
Ensino Fundamental I foram perdidos de vista ao longo do tempo. Entre outras
causas, pode ser apontada a adoção de manuais escolares das disciplinas
curriculares que trazem “conteúdos programáticos”. O professor ao adotar o
manual deixou de ter autonomia profissional e entregou a responsabilidade de
sua prática docente ao autor do livro escolhido. A adoção de um manual escolar e a submissão do professor a este instrumento de trabalho, que deveria ser apenas um suporte para o trabalho do docente, confiscou a autonomia profissional e, consequentemente, a autoconfiança na formação recebida. Os manuais privilegiam conteúdos programáticos da disciplina que o professor passa a querer "vencer". O "vencido" é o aluno!!!
A formação básica do aluno ficou em segundo plano, privilegiando-se conteúdos programáticos pertencentes aos programas do Ensino Fundamental II que lhe serão apresentados por professores licenciados. Esse fato traz como consequências a fragilidade dos conhecimentos memorizados pelo aluno e desconectados da sequência curricular, uma vez que os mesmos conteúdos serão lecionados nos anos subsequentes. A "não formação em" do professor do EFI o leva a transmitir conhecimentos, às vezes, errôneos ou troncados, sem sentido para o aluno que deverá memoriza-los sem entendê-los. O tempo da sequência curricular utilizado pretendendo-se “adiantar” o aluno na aquisição de conteúdos programáticos, na realidade, está perdido: deixa-se de preparar o aluno para adquirir habilidades básicas que o capacitariam para apreender conhecimentos, no Ensino Fundamental II.
Esse fato foi
observado em diversas redes de ensino públicas ou particulares. É muito comum.
Os professores relatam angustia e insegurança ao perceber que não obtêm os
resultados de aprendizagem esperados por parte de seus alunos.
Por isso, é
necessário repensar o Ensino Fundamental I.
Aguardo reações
suas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário