Ontem, apresentei os objetivos que eu considero essenciais para cada segmento de ensino. Vou explicar cada um:
Na Educação
Infantil:
- a
criança se torna um aluno.
Com efeito, a criança que chega à escola formal não conhece o ambiente, suas regras de funcionamento, os colegas, nem a dinâmica diária das atividades. Aprender a conviver com outras crianças, professores, funcionários; ter e respeitar horários; criar novos comportamentos e hábitos; entre outros, são aprendizados que vão fazer "uma criança se tornar um aluno". Esse objetivo foi formulado pela coautora do livro Propostas para o cotidiano da educação infantil, Claudine Blanc, que fez toda sua carreira profissional como "institutrice de l'école maternelle française" (professora da Educação Infantil, escola pública, obrigatória e gratuita, na França).
No Ensino
Fundamental I:
- o
aluno aprende a apreender.
Aprender a falar, ler, escrever; contar e lidar com números; localizar-se e localizar pessoas e objetos no espaço são habilidades básicas, necessárias para apreender o mundo em que se vive, através dos sentidos que são nossos sensores, nossos contatos com a realidade externa ao nosso corpo. Tudo que sabemos foi captado da realidade externa e colocado para dentro de nos, pelo viés de nossos sentidos: isto é o significado de "apreender" - pegar e colocar dentro de si. Por isso, esse gesto mental (De la Garanderie) é individual e ninguém aprende no lugar do outro.
Para entender melhor a noção de Geste mental, expressão criada por De la Garanderie, recomendo a leitura de pelo menos um destes livros:
GARANDERIE de la, A. ; CATTAN, G. Pedagogia da gestão mental. São Paulo: Loyola, 2007. (Coleção O que é, como se faz).
GARANDERIE de la, A. Pedagogia dos processos de aprendizagem. Portugal / Lisboa: Edições Asa, 1989.
GARANDERIE de la, A. Crítica da razão pedagógica. Portugal: Instituto Piaget. 2000. (Coleção Horizontes Pedagógicos).
Esses livros são muito instigantes e de leitura fácil. Você encontrará temas para reflexão e você será levado a analisar sua prática docente, em sala.
Retornarei e aprofundarei aos objetivos do EFI em outra oportunidade.
No Ensino
Fundamental II:
- o
aluno utiliza as técnicas de aprendizagem para
apreender o mundo e as
diversas disciplinas escolares.
No EFII, o aluno recebe a orientação de diversos professores especialistas. Rico das habilidades adquiridas no EFI, ele amplia sua visão de mundo aprofundando seus conhecimentos em contato com "conteúdos" específicos das disciplinas curriculares.
No
Ensino Médio:
- o
aluno utiliza suas habilidades para apreender o mundo
e atuar como cidadão consciente
e competente.
No Ensino Médio espera-se do aluno uma visão crítica da(s) realidade(s), a capacidade de identificar e resolver problemas utilizando os conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo do currículo, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação do cidadão requer saber ouvir os outros, formular argumentos baseados em conhecimentos, propor soluções para problemas da comunidade, ter uma percepção do mundo atual em escalas local, regional ou global, entre outros.
Essas considerações nos leva a (re)pensar as noções de currículo, conteúdos disciplinares, conceitos fundantes de cada disciplina escolar, assim como, a passagem do aluno pelo currículo. Será meu próximo assunto... Até lá...