sexta-feira, 31 de maio de 2013

Aluno, estrutura curricular e construção conceitual

O esquema mostra:
  • um eixo temporal do nascimento da criança até os 18 anos, tempo previsto para cursar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (I e II) e o Ensino Médio;
  • o eixo curricular, por ano e segmento, a ser cursado ao longo da infância e adolescência;
  • a evolução conceitual do momento da descoberta, aquisição e domínio do vocabulário; o entendimento de conceitos simples cujo nível irá variar do simples ao complexo, ao longo do tempo/currículo.
Os conceitos fundantes de uma disciplina curricular evoluem do simples ao complexo sendo, necessariamente, recorrentes ao longo do tempo. O docente precisa ter consciência do papel que deverá desenvolver junto aos seus alunos no ano em que atua, lembrando que tiveram outros professores em anos anteriores, aprenderam noções e habilidades que precisam ser retomadas, ampliadas e utilizadas em nível conceitual e de dificuldade compatíveis com o ano escolar em curso. No ano subsequente, o professor dará continuidade ao trabalho, respeitando o currículo da escola, ou da rede escolar, a que pertence.
 
Não raramente, observa-se uma repetição de atividades e conteúdos em anos diferentes, desenvolvidas da mesma maneira, no mesmo nível conceitual e de dificuldade. Esse fato evidencia a necessidade de cada escola, ou rede, estruturar um currículo norteador do trabalho das equipes responsáveis pelo trabalho docente. Esse currículo deve revelar as prioridades pedagógicas escolhidas e servir como referência, tanto para as famílias, quanto para os profissionais do ensino.

Aguardo suas reações, perguntas, dúvidas...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O que é essencial em cada segmento de ensino

Ontem, apresentei os objetivos que eu considero essenciais para cada segmento de ensino. Vou explicar cada um:

Na Educação Infantil:
- a criança se torna um aluno.

Com efeito, a criança que chega à escola formal não conhece o ambiente, suas regras de funcionamento, os colegas, nem a dinâmica diária das atividades. Aprender a conviver com outras crianças, professores, funcionários; ter e respeitar horários; criar novos comportamentos e hábitos; entre outros, são aprendizados que vão fazer "uma criança se tornar um aluno". Esse objetivo foi formulado pela coautora do livro Propostas para o cotidiano da educação infantil, Claudine Blanc, que fez toda sua carreira profissional como "institutrice de l'école maternelle française" (professora da Educação Infantil, escola pública, obrigatória e gratuita, na França).

No Ensino Fundamental I:
- o aluno aprende a apreender.

Aprender a falar, ler, escrever; contar e lidar com números; localizar-se e localizar pessoas e objetos no espaço são habilidades básicas, necessárias para apreender o mundo em que se vive, através dos sentidos que são nossos sensores, nossos contatos com a realidade externa ao nosso corpo. Tudo que sabemos foi captado da realidade externa e colocado para dentro de nos, pelo viés de nossos sentidos: isto é o significado de "apreender" - pegar e colocar dentro de si. Por isso, esse gesto mental (De la Garanderie) é individual e ninguém aprende no lugar do outro.
 

Para entender melhor a noção de Geste mental, expressão criada por  De la Garanderie, recomendo a leitura de pelo menos um destes livros:

  • GARANDERIE de la, A. ; CATTAN, G. Pedagogia da gestão mental. São Paulo: Loyola, 2007. (Coleção O que é, como se faz).
  • GARANDERIE de la, A. Pedagogia dos processos de aprendizagem. Portugal / Lisboa: Edições Asa, 1989.
  • GARANDERIE de la, A. Crítica da razão pedagógica. Portugal: Instituto Piaget. 2000. (Coleção  Horizontes Pedagógicos).

Esses livros são muito instigantes e de leitura fácil. Você encontrará temas para reflexão e você será levado a analisar sua prática docente, em sala.
Retornarei e aprofundarei aos objetivos do EFI em outra oportunidade.

No Ensino Fundamental II:
- o aluno utiliza as técnicas de aprendizagem para apreender o mundo e as diversas disciplinas escolares.
No EFII, o aluno recebe a orientação de diversos professores especialistas. Rico das habilidades adquiridas no EFI, ele amplia sua visão de mundo aprofundando seus conhecimentos em contato com "conteúdos" específicos das disciplinas curriculares.
 
No Ensino Médio:
- o aluno utiliza suas habilidades para apreender o mundo e atuar como cidadão consciente e competente.
 
No Ensino Médio espera-se do aluno uma visão crítica da(s) realidade(s), a capacidade de identificar e resolver problemas utilizando os conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo do currículo, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A formação do cidadão requer saber ouvir os outros, formular argumentos baseados em conhecimentos, propor soluções para problemas da comunidade, ter uma percepção do mundo atual em escalas local, regional ou global, entre outros.
 
Essas considerações nos leva a (re)pensar as noções de currículo, conteúdos disciplinares, conceitos fundantes de cada disciplina escolar, assim como, a passagem do aluno pelo currículo. Será meu próximo assunto... Até lá...

domingo, 26 de maio de 2013

O fundamental do Ensino Fundamental I - Reflexões

No Ensino Fundamental I (EFI), um(a) professor(a) é responsável pelo aprendizado de uma turma. Isto quer dizer que seu trabalho precisa focalizar a formação básica do aluno. Essa evidência foi esquecida uma vez que, ao adotar um livro didático, é o(a) professor(a) que é adotado(a) uma vez que perde sua autonomia profissional e passa a priorizar os conteúdos programáticos apresentados no livro, assumindo o compromisso (?) de "vencer" o livro, de "dar" todos os conteúdos, perdendo de vista o rumo e os objetivos desse segmento de ensino. O vencido é o aluno que deve "engolir" conteúdos - muitas vezes - sem sentido para ele, lecionados por profissionais "leigos" na disciplina.
 
Numa escola perto de Belo Horizonte, uma professora, bastante angustiada, me pediu ajuda para escolher um curso de graduação em Geografia. Ela ficou espantada quando lhe perguntei se ela queria mudar de profissão. Com efeito, uma pessoa formada numa disciplina específica irá atuar no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio. O docente do EFI recebeu a formação para trabalhar nesse segmento, porém... mudou de profissão!
 
O professor especialista numa disciplina - História, Ciências, Geografia, Português e Matemática (entre outras) - atuará no Ensino Fundamental II, cujo foco é a disciplina "ensinada". Por isso,  vários docentes trabalham numa mesma turma.
 
Então, o que é fundamental no Ensino Fundamental I? Eu gostaria de discutir esse tema, básico para repensar as práticas docentes nesse segmento. Vejam que a pergunta não se limita à Geografia...
 
Nos próximos dias, comentarei os seguintes objetivos:
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DE CADA SEGMENTOS DO ENSINO FORMAL
  Na Educação Infantil:
  - a criança se torna um aluno.
  No Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano ou nos 1º e 2º ciclos):
  - o aluno aprende a apreender.
  No Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano ou no 3º ciclo):
  - o aluno utiliza as técnicas de aprendizagem para apreender o mundo e as diversas disciplinas escolares.
 No Ensino Médio:
- o aluno utiliza suas habilidades para apreender o mundo e atuar como cidadão consciente e competente.
Aguardo seus comentários... Até lá...

sábado, 25 de maio de 2013

O que é fundamental no Ensino Fundamental?

Oi... Estou iniciando este Blog para manter um contato com as pessoas interessadas em discutir o que é fundamental no Ensino Fundamental I, no Brasil (Leitores de outros países são bem vindos!). Trabalho com formação continuada de professores e organização da materiais didáticos para alunos.

Sou professora  graduada, mestre, doutora e pós-doutora em Geografia, aposentada do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Brasil.

Pretendo discutir, num primeiro tempo, temas tais como:
  • O que é fundamental no Ensino Fundamental I?
  • O que é Geografia no Ensino Fundamental I?
  • Conteúdos temáticos e formação docente do EFI.

Tenho diversas publicações para alunos do Ensino Fundamental I (6 a 11 anos, aproximadamente).

As principais publicações são:

1. uma coleção de livros didáticos publicada pela Editora Dimensão, em Belo Horizonte.
Trilhas para a Geografia. Coleção do 1o ao 5o ano.

2. Atlas Escolares Municipais de vários municípios mineiros
           
    Alguns publicados pela Editora Fino Traço de Belo Horizonte (Coleção Descoberta de Geografia pela Criança):
  • Atlas Escolar de Contagem. 2013. (No prelo)
  • Atlas Escolar de Belo Horizonte. 2013.
  • Atlas Escolar de Virgem da Lapa. 2012.
  • Atlas Escolar de Nova Lima. 2012.
  • Atlas Escolar de Padre Paraíso. 2012.
   Outros, cuja publicação foi de responsabilidade das prefeituras
  • Atlas Escolar de Betim. 2012. (Não foi publicado)
  • Atlas Escolar de Carlos Chagas. 2003.
  • Atlas Escolar de Itamarandiba.  2002.
  • Atlas Escolar de Lagoa da Prata. 2002.
  • Atlas Escolar de Brumadinho. 2002. 2003.
  • Atlas Escolar de Padre Paraíso. 2002.
  • Atlas Escolar de Datas. 2002.
  • Atlas Escolar de Pedro Leopoldo. 2000.
  • Atlas Escolar de Presidente Kubitschek. 2000.
  • Atlas Escolar de  Senador Modestino Gonçalves. 1998. (Não foi publicado.)
  • Atlas Escolar de São Gonçalo do Rio Preto. 1998.
  • Atlas Escolar de Santo Antônio do Itambé. 1998.
  • Atlas Escolar de Gouveia. 1997. 1998. 1999.
  • Atlas Escolar de Contagem. 1996.

3. Atlas Escolares Estaduais e do Brasil (Coleção Descoberta de Geografia pela Criança) publicados pela Editora Fino Traço de Belo Horizonte:
  • Atlas Escolar de Minas Gerais e do Brasil. 2012.
4. Livros para a formação continuada dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I:
  • Proposta para o cotidiano da educação infantil.  Belo Horizonte: Editora Fino Traço. 2012.
  • Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Editora Argumentum. 2009.
  • Selecionado para o PNBE do Professor 2010.
  • Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Editora Fino Traço. 2011. (Reimpressão).