domingo, 26 de maio de 2013

O fundamental do Ensino Fundamental I - Reflexões

No Ensino Fundamental I (EFI), um(a) professor(a) é responsável pelo aprendizado de uma turma. Isto quer dizer que seu trabalho precisa focalizar a formação básica do aluno. Essa evidência foi esquecida uma vez que, ao adotar um livro didático, é o(a) professor(a) que é adotado(a) uma vez que perde sua autonomia profissional e passa a priorizar os conteúdos programáticos apresentados no livro, assumindo o compromisso (?) de "vencer" o livro, de "dar" todos os conteúdos, perdendo de vista o rumo e os objetivos desse segmento de ensino. O vencido é o aluno que deve "engolir" conteúdos - muitas vezes - sem sentido para ele, lecionados por profissionais "leigos" na disciplina.
 
Numa escola perto de Belo Horizonte, uma professora, bastante angustiada, me pediu ajuda para escolher um curso de graduação em Geografia. Ela ficou espantada quando lhe perguntei se ela queria mudar de profissão. Com efeito, uma pessoa formada numa disciplina específica irá atuar no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio. O docente do EFI recebeu a formação para trabalhar nesse segmento, porém... mudou de profissão!
 
O professor especialista numa disciplina - História, Ciências, Geografia, Português e Matemática (entre outras) - atuará no Ensino Fundamental II, cujo foco é a disciplina "ensinada". Por isso,  vários docentes trabalham numa mesma turma.
 
Então, o que é fundamental no Ensino Fundamental I? Eu gostaria de discutir esse tema, básico para repensar as práticas docentes nesse segmento. Vejam que a pergunta não se limita à Geografia...
 
Nos próximos dias, comentarei os seguintes objetivos:
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DE CADA SEGMENTOS DO ENSINO FORMAL
  Na Educação Infantil:
  - a criança se torna um aluno.
  No Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano ou nos 1º e 2º ciclos):
  - o aluno aprende a apreender.
  No Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano ou no 3º ciclo):
  - o aluno utiliza as técnicas de aprendizagem para apreender o mundo e as diversas disciplinas escolares.
 No Ensino Médio:
- o aluno utiliza suas habilidades para apreender o mundo e atuar como cidadão consciente e competente.
Aguardo seus comentários... Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário